Dom Maurício faz dedicação do altar e da igreja de São Benedito em Avaré

A Bigorna 09/10/2017 19:30:00 369 visualizações
# legenda: Dedicação de altar da Igreja São Benedito (Foto:Tomás Zancheta)

Em concorrida celebração na noite do último sábado, o arcebispo metropolitano de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo presidiu o rito solene da dedicação do altar e da igreja matriz de São Benedito. Esta solenidade religiosa encerrou as comemorações dos 100 anos da devoção oficial ao santo frade negro em Avaré, que teve início em 1917 com a construção da primitiva capela. Também marcou o fim das obras de recuperação externa e remodelação litúrgica do templo, que esteve fechado para obras nos últimos três anos.

Durante a missa solene o arcebispo explicou aos fiéis o sentido da cerimônia, iniciada com a bênção da água e aspersão do novo altar, das paredes da igreja e do povo. Em seguida, houve a entronização da Palavra (Liturgia da Palavra), a prece da dedicação, a unção do altar e das paredes da Igreja (12 cruzes), a incensação e iluminação do altar e da matriz. Na sequência prosseguiu a liturgia eucarística e deu-se a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. Por fim houve o descerramento de placas e assinaturas das atas, bem como a acolhida do quadro com a bênção apostólica do Papa Francisco para a comunidade paroquial de São Benedito.

"Agradeço a todos que cooperaram para o êxito das obras em nosso espaço sagrado", frisou o padre Ademar. Na última semana, o pintor sacro Antonio Batista, contratado, executou três painéis iconográficos que agora embelezam o templo.

Gratidão

No final da celebração, convidado pelo padre Ademar, o pesquisador Gesiel Júnior, autor do livro "Em louvor a São Benedito – 100 anos de fé e devoção em Avaré", fez o seguinte pronunciamento, a fim de reivindicar o tombamento histórico da matriz de São Benedito:

"Caros irmãos e irmãs da nossa querida Paróquia de São Benedito: Este é o momento de nosso Te Deum. Realmente, a ti louvamos, Senhor, por vermos esta obra concretizada, este edifício remodelado para melhor refletir a imagem da verdadeira Igreja, aquela que peregrina rumo a Jerusalém do céu.

Em nome do laicato, ou seja, de todos os Conselhos Paroquiais e até de todos aqueles que generosamente cooperaram neste desafiante trabalho, apresento a nossa gratidão ao Senhor, pois conseguimos juntos, com o empenho do Padre Ademar, reconstituir este espaço sagrado para celebrarmos unidos horas de louvor e de ação de graças.

Olhemos! Contemplemos tudo o que aqui foi feito. Tudo para atender as necessidades funcionais da liturgia e ao mesmo tempo para manifestar a beleza intrínseca das coisas de Deus. Tudo está em sintonia com o pensamento litúrgico do Concílio Vaticano II e com as rubricas do Missal Romano.

Avaré, hoje, nesta que é a sua segunda igreja paroquial, glorifica a Deus, louva a Senhora do Rosário em sua festa e renova os louvores a São Benedito, nosso padroeiro, cultuado pelo nosso povo há mais de 120 anos e, oficialmente, há um século, desde a construção da capela primitiva pelos pioneiros.

Agora, este templo, todo remodelado e enriquecido com arte sacra, tornou-se um valioso bem cultural da cidade. Portanto, é hora de pedirmos que seja reconhecido e declarado como patrimônio artístico municipal, a fim de ser doravante protegido e sempre conservado. Tudo, enfim, meus irmãos, para a maior glória de Deus".

Contato:

WhatsApp (14) 9.9705-7070
Fone: (14) 9.9705-7070
Email: contato@abigorna.com.br